Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Manifestações no Brasil e no mundo
Manifestações no Brasil e no mundo
10 de junho de 2020
Prorrogação no recolhimento de PIS/COFINS, INSS-Empresa, Empregador doméstico
Prorrogação no recolhimento de PIS/COFINS, INSS-Empresa, Empregador doméstico
22 de junho de 2020
PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Pelo presente, a quem interessar, enviamos informativo didático e objetivo, elaborado pela Receita Federal do Brasil, referente ao PRONAMPE – Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

Trata-se de uma linha de crédito diferenciada que vai contar com garantia efetiva do Fundo Garantidor de Crédito e visa auxiliar as empresas que possuem faturamento anual entre R$ 360.000,00 a R$ 4.800.000,00, a tentar superar a crise financeira provocada pela pandemia do COVID-19.

O citado financiamento poderá ser utilizado em investimentos na compra de equipamentos, pagamento de reformas e até para auxiliar no pagamento de despesas operacionais (pagamento de salários, alugueis, luz, água, ou compra de mercadorias).

  • Com relação às informações contidas no documento anexo, acrescentamos abaixo alguns elementos esclarecedores:
  • O prazo de pagamento é de 36 meses;
  • Prazo de carência diferenciada de oito meses para início do pagamento;
  • A taxa de juros anual praticada será fixada pela composição da taxa básica de juros Selic + 1,25. O banco não poderá cobrar um valor maior que o informado acima. Por isso sempre devemos ficar atentos e pesquisar o mercado para tentar uma taxa até mais acessível.

A disponibilização do acesso e operacionalização completa da mencionada linha de crédito deve acontecer no prazo de 5 a 15 dias.

O referido programa de crédito especial é uma importante iniciativa do Governo Federal para apoio às empresas, pois juntamente com outras medidas econômicas já anunciadas ou a serem implantadas, ainda que de certa forma, tímidas e demoradas, diante da grave e complexa crise financeira que impactou severamente a todas as empresas; auxiliará para que, na medida do possível, as empresas encontrem uma luz no final do túnel em busca da retomada de suas atividades econômicas.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Juntos, venceremos esta batalha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 5 =