Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional prorroga prazos do Programa de Retomada Fiscal

Novas regras trabalhistas entram em vigor
Novas regras trabalhistas entram em vigor
16 de dezembro de 2021
Entra em vigor a Portaria nº 91 do Ministério do Trabalho e Previdência
Entra em vigor a Portaria nº 91 do Ministério do Trabalho e Previdência
2 de fevereiro de 2022
Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional prorroga prazos do Programa de Retomada Fiscal

A PGFN prorrogou o prazo de adesão ao Programa de Retomada Fiscal, por meio da Portaria ME/15.059.

O prazo, que se encerraria na última quarta-feira (29/12) de 2021, foi estendido até 25 de fevereiro, para quem possui débitos inscritos em dívida ativa da União.

Os débitos inscritos em dívida ativa do FGTS também foram prorrogados e agora podem ser negociados até 28 de fevereiro. A negociação abrange os débitos inscritos até dia 31 de janeiro.

A negociação de débitos inscritos em dívida ativa foi criada em 2019, com o Programa Contribuinte Legal, mais tarde nomeado Programa de Retomada Fiscal, que possibilitou também a entrada de contribuintes afetados pelos impactos causados pela pandemia da Covid-19.

São duas modalidades disponíveis: Extraordinária e Excepcional. A primeira é acessível a todos os contribuintes e prevê entrada de 1% dividida em até três vezes. O contribuinte comum pode parcelar em até 81 vezes, já microempresas, empresas de pequeno porte, Santas Casas e cooperativas podem pagar até 142 parcelas.

A Excepcional é exclusiva a pessoas jurídicas que comprovarem que tiveram a capacidade de pagamento afetada pela pandemia. A modalidade permite entrada no valor de 4% do débito, que pode ser dividida em até 12 vezes. Os participantes têm direito a parcelar o débito em até 84 vezes, incluindo o período de pagamento da entrada. No caso de microempresas, empresas de pequeno porte, Santas Casas e cooperativas o débito pode ser dividido em até 145 vezes, também incluindo o período de pagamento da entrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =